segunda-feira, 28 de julho de 2014

Equações e Sistemas do 2º grau - Exercícios (resolvidos)



1)     EX-01
André, Bento e Carlos têm, juntos, 41 anos. Calcular as idades de
cada um sabendo que Bento é três anos mais velho que André e

Carlos é quatro anos mais jovem que André.


2)     EX-02   (FUVEST)
São dados três números naturais a, b e c, com a < b < c.
Sabe-se que o maior deles é a soma dos outros dois e o menor é um
quarto do maior. Se a – b + c = 30, então o valor de a + b + c será:
a) 45    b) 60    c) 900    d) 120    e) 150


3)     EX-03 (UNIFOR)
Um grupo de amigos comprou um presente por R$ 6300,00. Pretendiam dividir essa quantia entre si, em partes iguais. Como 2 membros do grupo não puderam cumprir o compromisso, cada um dos restantes teve sua parcela aumentada de R$ 360,00. O número de pessoas do grupo era, inicialmente,
a) 11    b) 10    c) 9    d) 8    e) 7


4)     EX-04  (UNICAMP)
O IBGE contratou um certo número de entrevistadores para realizar o recenseamento em uma cidade. Se cada um deles recenseasse 100 residências, 60 delas não seriam visitadas. Como, no entanto, todas as residências foram visitadas e cada recenseador visitou 102, quantas residências têm a cidade?


5)     EX-05 (UNI-RIO)
Num escritório de advocacia, trabalham apenas dois advogados e uma secretária. Como o Dr. André e o Dr. Carlos sempre advogam em causas diferentes, a secretária, Cláudia, coloca 1 grampo em cada processo do Dr. André e 2 grampos em cada processo do Dr. Carlos, para diferenciá-los facilmente no arquivo. Sabendo-se que, ao todo, são 78 processos nos quais foram usados 110 grampos, podemos concluir que o número de processos do Dr. Carlos é igual a:
a) 64    b) 46   c) 40    d) 32   e) 28


6)     EX-06  (UNICAMP)
Um copo cheio de água pesa 385g; com 2/3 da água pesa 310g. Pergunta-se:

a) Qual é o peso do copo vazio?
b) Qual é o peso do copo com 3/5 de água?


7)     EX-07
Considere o sistema não-linear abaixo:

Então, o valor de x2 + y 2 é:






8)     EX-08
Resolver, em RxR , o seguinte sistema não-linear





9)     EX-09
Resolver em R as equações abaixo:









10)     EX-010
Resolver em R as seguintes equações:





Gabarito

1. André tem 14 anos, Bento tem 17 anos e Carlos tem 10 anos.
2. d
3. e
4. 3060
5. d
6.  a) 160g    b) 295g
7. d
8. V = {(28; 10); (4; -2)}











Soluções

1)     EX-01- Solução
Colocando as informações na tabela, temos que:









x + (x +3) + (x – 4) = 41 → 3x = 42 → x = 14

Logo:

André = 14 anos
Bento = 17 anos
Carlos = 10 anos


2)     EX-02- Solução
c = a + b (I)
a = c/4 (II)
a – b + c = 30 (III)

(I)  c = a + b → a = c – b = - b + c → a = - b +c
Em (III)
(-b + c) – b + c = 30 → 2c – 2b = 30 → c – b = 15
Então,

a = c – b = 15
(II)  a = c/4 → c = 4a → c = 60
(III) a – b + c = 30
(I) c = a + b → b = c – a = 60 – 15 = 45

Logo,

a + b + c = 15 + 45 + 60 = 120


3)     EX-03- Solução
x = número de amigos inicial
y = parcela de cada um = 6300/x

6300/(x-2) = y + 360
6300/(x-2) = 6300/x + 360 → 6300/(x-2) = 6300/x + 360x/x
6300/(x-2) = (6300 + 360x)/x → 6300x = (6300+360x)(x-2)
6300x = 6300x -2*6300 + 360x² - 2*360x → 360x² -2*360x -2*6300

x² - 2x – 35 = 0 → (x-7)(x+5) = 0  ↔ x=7, ou x=-5
Portanto,

O número inicial de amigos é: 7


4)     EX-04- Solução
x = número de entrevistadores
y = número de residências

100x + 60 = y
102x = y
Igualando as duas equações:
100x + 60 = 102x → 2x = 60 → x = 30 (entrevistadores)
Então,
y = 102x = 102*30 = 3060 → y = 3060 


5)     EX-05- Solução
x = processos André
y = processos Carlos

x + y = 78, (total de processos)
x + 2y = 110, (total de grampos)

Temos um sistema de equações:
Como quero saber quanto é o valor de y (=processos de Carlos), vamos subtrair membro a membro da seguinte forma:






6)     EX-06- Solução
x = peso do copo
y = peso da água (100%)








Peso do copo = x = 385 – y = 385 – 225 = 160 g

Peso do copo com 3/5 de água = x + (3/5)y = 160 + (3/5)*225 =
= 295 g


7)     EX-07- Solução

Elevando ambos os membros da equação x-y = 1, temos

(x-y)² = 1² → x² - 2xy + y² = 1 → x² + y² = 1 + 2xy

De outra equação dada: xy = 15/4

Logo: x² + y² = 1 + 2xy = 1 +2.15/4 = 17/2 → x² + y² = 17/2


8)     EX-08- Solução









y² - 8y – 20 = 0 →  (y-10)(y+2) = 0 ↔ y=10, ou y = -2 

y=10 → x = 8 + 2y = 8 + 2*10 = 28 → x = 28

y=-2 → x= 8 + 2*(-2) = 4 → x = 4


9)     EX-09- Solução

Existem várias maneiras de resolver as equações de 2º grau.

Por fatoração:
a) x² - 5x + 6 = 0 → (x-2)(x-3) = 0 → x’=2, x’’=3


b) 6x² - x – 1 = 0
Por Bhaskara:
x = (-b ± √∆)/2a

∆ = b²-4ac = 1-4*6*(-1) = 1+24 = 25

x’ = [-(-1) +5]/12 = 6/12 = 1/2

x’’ = [-(-1) -5]/12 = -4/12 = -1/3


c) x² + 4x +3 =0
Por fatoração:
x² + 4x + 3 = (x+1)(x+3) = 0 ↔ x’ = -1, x’’= -3


d) 6x² -13x + 6 = 0
Por Bhaskara:
∆ = b² - 4ac = 13² - 4*6*6 = 25 → √∆ = 5

x’ = [-(-13) + 5]/2*6 = 18/12 = 3/2 → x’ = 3/2

x’’ = [-(-13) – 5]/2*6 = 8/12 = 2/3 → x’’ = 2/3


e) 4x² - 12x + 9 = 0
Por Bhaskara:
∆ = b² - 4ac = (-12)² - 4*4*9 = 0

x’ = x’’ = [-(-12)+0]/2*4 = 12/8 = 3/2 → x = 3/2


f) x² + 4x + 4 = 0
Por fatoração:
(x+2).(x+2) = 0 → (x + 2)² = 0 → x = -2


g) 4x² - 4x + 2 = 0
Por Bhaskara:
∆ = b² - 4ac = (-4)² - 4*4*2 = 16 – 32 = - 16
Como ∆ é negativo, não existem raízes no campo R (reais)
  

h) x² - 2x + 5 = 0
Por Bhascara:
∆ = b² - 4ac = (-2)² - 4*1*2 = 4 – 8 = - 4
Como ∆ é negativo, não existem raízes no campo R (reais)


10)     EX-10- Solução

a) x² + 9 = 0 → x² = - 9
Não existe em R um número que elevado a dois resulte em um número negativo.


b) x² - 9 = 0 → x² = 9 → x = ± √9 → x = ± 3


c) 2x² - 5x = 0 → x(2x-5) = 0 ↔ x = 0, 2x-5 = 0

2x – 5 = 0 → x = 5/2


d) x.x = 7x → x.x – 7x = 0 → x(x-7) = 0 ↔ x = 0, x = 7


e) 3x² - 3 = 0 → x² - 1 = 0 → x² = 1 → x = ± 1


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